Tem até Julho para instalar o SSL ou o Google irá marcar seu website como “Não seguro”.

O Google Chrome v68, previsto para Julho, irá informar e alertar os utilizadores sobre os websites sem Certificados de Segurança. É imperativo que os proprietários dos websites sem SSL migrem para HTTPS.

Esta instalação terá que ser efectuada até Julho, data em que o Chrome 68 será lançado. A fim de evitar perturbações em larga escala, que ocorreriam quando os websites começassem a ser marcados como “Não seguro“, a Google adiou a data de lançamento desta funcionalidade algumas vezes de forma a preparar uma transição mais tranquila.

Para além desta identificação negativa, os websites que usam apenas HTTP começarão também a ser penalizados nos resultados das pesquisas.

O Google Chrome, tal como os restantes browsers, está a trabalhar nesta alteração há algum tempo:

• No ano passado, a Google e a Mozilla começaram a alterar o interface dos seus browsers ao introduzir o cadeado verde bem como a palavra “Seguro” no endereço do domínio.

• Por outro lado, os sites HTTP começaram a ser marcados gradualmente como “Não seguro”.

Os avisos eram apenas apresentados quando os utilizadores estavam prestes a inserir a palavra-chave ou o cartão de crédito nos campos não criptografados.

• No segundo trimestre de 2016, o âmbito foi alargado, começaram a ser identificados os websites sem Certificados SSL, mas que recebiam informações sensíveis, tais como palavra-chave, moradas, telefones.

• Agora, com o lançamento do Chrome 68 em Julho de 2018, o Google vai publicar esta funcionalidade. Todos os websites com HTTP vão ser identificados como “Não seguro”.



Domingo, Março 22, 2020





« Voltar